IAPE

Endometriose & Aromaterapia

E-mail Imprimir PDF

 

“A natureza nos oferece tudo aquilo que precisamos e o homem transforma com sabedoria e auxilio da ciência.”

De todas as terapias complementares ou alternativas, como são popularmente conhecidas, a aromaterapia é a minha grande paixão, ainda pouco conhecida no Brasil, apesar de introduzida já há algumas décadas.

O nome aromaterpia foi utilizado pela primeira vez por René Maurice Gattefossé, após um acidente em seu laboratório onde queimou o braço e o mergulhou no liquido mais próximo que era o óleo essencial de lavanda. Percebeu as propriedades terapêuticas deste óleo essencial. A ardência da queimadura não demorou a passar o que mostrou ser analgésico e levemente anestésico, entre tantos outros benefícios. Sua cicatrização foi mais rápida do que o esperado, sentiu-se calmo e seguro para tomar as providencias necessárias para sua recuperação.

A partir deste momento, passou a pesquisar descobrindo que já se utilizava óleos essenciais para fins curativos como Hipócrates, que fazia ungüentos , soluções, pomadas a base de manteigas e óleos essenciais para seus pacientes e Cleopatra que utilizava óleo essencial de rosa para sua beleza. Então a aromaterapia se tornou uma ciência, de muitos cheiros.

 

Endometriose & Aromaterapia

 

A aromaterapia pode ser uma grande parceira de todos os dias para quem têm endometriose. Os óleos essenciais podem amenizar sintomas, ou mesmo fazer desaparecer alguns.

Cada óleo essencial possui características e propriedades particulares. Todos atuam no físico, emocional e espiritual e a escolha para sua utilização varia com a necessidade e gosto olfativo de cada pessoa. Temos óleos essênciais com propriedades parecidas mas, com aromas completamente distintos, o que me faz achar mágica a aromaterapia, pois agrada todos os gostos.

As queixas mais freqüentes que recebo de mulheres com endometriose são cólicas, dores na região lombar, irritabilidade, ansiedade, indisposição, falta de libido e lubrificação, dores quando fazem amor e em alguns casos depressão e insônia.

Tenho obtido bons resultados com alguns óleos essenciais em particular, o óleo essencial de Gerânio e de Sálvia Sclarea. Estes atuam de forma magnífica em cólicas fortes, todos os sintomas femininos inclusive na TPM e trabalham o lado psicológico, além do aroma extremamente feminino e sensual, o que ajuda na melhora da auto estima e libido.

Além destes, o óleo essencial de manjericão, erva doce (funcho), lemongrass e baunilha também são interessantes pois possuem propriedades analgésicas, antiespasmódica ( diminuem as cólicas), carminativa ( gases), tônico do sistema nervoso, sedativo, antidepressivo, relaxante muscular entre outras propriedades.

A baunilha em especial possui uma propriedade interessante: ela auxilia no combate de clorose, um tipo de anemia feminina, caracterizada pela falta de ferro e coloração amarela-esverdeada da pele, além de relaxante, afrodisíaca, sensual, calmante, tônico do sistema nervoso, etc.

90% dos óleos essenciais devem ser diluídos em um carreador como óleos vegetais, gel para massagem ou cremes quando utilizados na pele.

Uma dica para cólicas:

1 colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva

1 gota de óleo essencial de Sálvia Sclarea.

Misture bem os dois óleos e faça movimentos circulares ( da direita para a esquerda) na área abdominal. Inicie com círculos grandes, diminuindo até que contorne o umbigo. Faça estes movimentos por aproximadamente 5 minutos após o banho.

Podemos formar um Blend ( mistura ) com vários óleos essenciais , somando suas propriedades terapêuticas de acordo com nossas necessidades sintomáticas e gosto olfativo.

A utilização dos óleos essenciais para fins terapeuticos deve ser feita com cuidado, seguindo as instruções de um profissional qualificado, pois apesar de serem naturais possuem contra indicações.

É importante dizer que existe uma ENORME diferença entre óleos essenciais e essências. Infelizmente muitas pessoas confundem ou acreditam que são produtos similares, mas não são.

Os óleos essenciais são 100% naturais e em sua grande maioria orgânicos. Possuem propriedades terapêuticas e medicinais. As essências possuem aromas semelhantes aos óleos essenciais ou aos aromas comerciais, são sintéticas e não possuem propriedades terapêuticas ou medicinais. Em muitos casos podem causar intoxicação principalmente em crianças e idosos, quando utilizadas de forma errada.

Quando penso em óleos essenciais, penso em gotas de carinho, de amor e merecimento pelo divino.

Nos próximos textos vamos abordar a utilização da aromaterapia em conjunto com outras terapias complementares e seus benefícios para o auxilio nos tratamentos para endometriose.

“Não podemos nos esquecer que não devemos deixar de lado tratamentos feitos com a medicina tradicional para nos tratarmos somente com a medicina complementar , como o próprio nome diz é complementar ok?“

Espero que tenham gostado.

Beijos alavandados

LuOroz


Voltar

 


   
2011 - IAPE - Instituto de Apoio e Pesquisa à Endometriose - Todos os direitos reservados

[Ver vídeo]