IAPE

Descubra os exames que você precisa realizar todo ano e previna-se de doenças!

E-mail Imprimir PDF

Check-up da mulher: 10 exames importantes para saúde - 1 (© Check-up da mulher: 10 exames importantes para saúde)

 

Por MADSON MORAES

Quando foi a última vez que você passou no médico? Ou, se passou, quando fez os últimos exames recomendados por ele? Se você é daquelas que só visita o ginecologista quando percebe algo de errado faz muito mal! Além de ser necessário fazer pelo menos uma visita ao ginecologista por ano, é importante realizar o check-up completo.

Check-up da mulher: 10 exames importantes para saúde

A ginecologista e obstetra, Denise Gomes, explica os exames que toda mulher deve fazer pelo menos uma vez no ano e que são são importantes para manter a saúde em dia. Confira a seguir.

 

 

Exame ginecológico

Mesmo antes de ter a primeira relação é importante que a mulher vá ao ginecologista, uma vez que o sistema reprodutivo sofre mudanças e complicações no início da puberdade. Depois que ela iniciou a vida sexual, é também importante que faça periodicamente o exame do Papanicolau para verificar possíveis infecções que podem afetar o colo do útero.

 

 

Mamografia

O exame ajuda a identificar possíveis nódulos nos seios que podem indicar câncer. A primeira avaliação deve ser feita aos 35 anos. Após disso, é preciso que a mamografia seja realizada uma vez por ano. Mas, se a mulher tiver histórico da doença na família, o exame deve ser realizado mais precocemente.

 

Ultrassom transvaginal

É por meio desse exame que pode ser detectada doenças como cistos no ovário, endometriose, miomas e até tumores. Caso surja algum indício dessas enfermidades o exame pode ser solicitado pelo médico. Atenção: o ultrassom transvaginal passa a ser praticamente obrigatório após a menopausa.

 

Densitometria óssea

Este ajuda a verificar qual a densidade dos ossos e pode identificar e prevenir a osteoporose. Deve ser realizado com regularidade para mulheres com fortes fatores de risco para a doença ou para aquelas que estão na menopausa e não realizam reposição hormonal.

 

Colposcopia

Detecta ferimentos que possam estar na vagina, na vulva ou no colo do útero. É bom fazer esse exame quando iniciar a vida sexual, mas, muitas vezes, só é indicado quando houver alterações no exame do Papanicolau.

 

Ultrassom mamária

É ideal para identificar cistos e até câncer de mama. Se a mulher sente muita dor é importante fazer o ultrassom para saber a causa. Como a mama tem muitas glândulas e ligamentos, é difícil identificar tumores malignos por meio desse exame.

Hemograma

 

 

 

 

 

Para saber se o corpo inteiro está funcionando perfeitamente, como anda as células e plaquetas, é bom sempre fazer esse exame. É através dele que podem ser identificadas inflamações, infecções e até anemias.

Sorologia

 

Já este exame ajuda a detectar doenças provocadas por micro-organismos como hepatite, sífilis e HIV, por exemplo. Existem pessoas que possuem alguma dessas doenças sexualmente transmissíveis e não sabem. Por isso, é importante fazer o teste sempre que possível e quanto antes diagnosticado, melhor!

 

Urocultura

Seis em cada 10 mulheres sofrem de infecção urinária. Se você tem dificuldades para urinar, ardência e incômodos procure fazer o exame. Este exame não necessita de jejum e geralmente é realizado com a primeira urina da manhã.

Urocultura

 

Seis em cada 10 mulheres sofrem de infecção urinária. Se você tem dificuldades para urinar, ardência e incômodos procure fazer o exame. Este exame não necessita de jejum e geralmente é realizado com a primeira urina da manhã.

 

 

Uma das doenças que mais atacam as mulheres é o câncer de colo de útero. Ela fica atrás apenas do  câncer de mama e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano, cerca de 20 mil mulheres detectam algum tipo de câncer. Por isso, é importante fazer a mamografia, o exame que ajuda a identificar possíveis nódulos nos seios. "A primeira avaliação deve ser feita aos 35 anos, depois é necessário que a mamografia seja realizada uma vez por ano. Se a mulher tiver histórico da doença na família, o exame deve ser realizado mais precocemente", explica a ginecologista e obstetra Denise Gomes.

Importante: toda mulher que já tiver iniciado sua vida sexual, de qualquer idade, tem direito a fazer gratuitamente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) o exame de colo uterino. A partir dos 40 anos, terá direito também à mamografia gratuita pelo SUS.

A médica ressalta que fazer os exames ginecológicos antes da primeira relação sexual também auxilia no combate de possíveis infecções que podem afetar o colo de útero. "Mesmo antes de ter a primeira relação é importante que a mulher vá ao ginecologista, pois o sistema reprodutivo sofre mudanças e complicações no início da puberdade. Após o início da vida sexual, é importante que faça o Papanicolau para verificar as possíveis infecções que podem afetar o colo do útero", explica a médica.

Outro exame que não pode ser deixado de lado é o cardiovascular. Segundo um estudo do Hospital do Coração de São Paulo, o número de enfartes entre mulheres aumentou de 3,8% de 2009 para 2010, enquanto nos homens houve uma queda de 17%. A incidência de doenças cardiovasculares aumenta por causa de fatores como estresse, tabagismo e dietas desequilibradas.

Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/check-up-da-mulher-10-exames-importantes-para-saúde#image=12

Voltar



   
2011 - IAPE - Instituto de Apoio e Pesquisa à Endometriose - Todos os direitos reservados

[Ver vídeo]