IAPE

Tratamento inédito traz alivio para a dor provocada pela endometriose

E-mail Imprimir PDF

Já está disponível nas distribuidoras de todo país, o Allurene, produzido pelo laboratório Bayer Schering, o primeiro medicamento específico para tratar a dor da endometriose, sendo o único medicamento aprovado pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ), doença essa que atinge 6 milhões de brasileiras.

Para tratar a doença utilizava-se drogas – aplicadas por injeção ou aerosol nasal – que interrompiam o funcionamento dos ovários, provocando uma menopausa temporária. O Alluerene é o primeiro tratamento de longo prazo ministrado por via oral com dose única diária.

Alluerene é um repositor hormonal que inibe a produção do estrógeno, que alimenta a doença no endométrio ( camada que reveste a cavidade do útero, preparando-o para receber o embrião ) que se implanta fora do útero. O medicamento alivia as dores menstruais.

Além da herança genética, fatores como estresse e ansiedade podem estar relacionadas ao aparecimento da doença. O tecido pode também se estender a outros orgãos, como ovários, ligamentos pélvicos, intestinos, bexiga, apêndice e vagina. Em casos raros, o problema pode afetar o pulmão, pleura e sistema nervoso central.

“O tratamento pode ser cirúrgico quando o caso está avançado, com a retirada dos focos da doença nos vários sítios. Um grande avanço recente para o diagnóstico é a ultrassonografia com preparo intestinal  feita especialmente para a doença” conclui o médico Mauricio Simões Abrão.

Segundo a Bayer, estudos de mais de quinze meses de duração comprovaram que o Alluerene é eficaz em proporcionar o alívio da dor em mulheres com endometriose, pois contém um progestogênio ( composto sintético com efeito similar ao da progesterona ) chamado dienogeste, que suprime os efeitos do estradiol no tecido endometrial e efetivamente reduz a dor pélvica.

O que é endometriose ?

Endometriose é caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, ou seja , em outros órgãos como da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. Todos os meses o endométrio fica mais espesso à espera de um bebê e, quando a mulher não engravida, ele descama e então desce na menstruação. Acontece que, em alguns casos, um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal.
Vale destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira e pode se estender até a última menstruação.

Publicado em: http://gilfarma.com.br/blog/tratamento-inedito-traz-alivio-para-a-dor-provocada-pela-endometriose/

Fonte : Newsletter DrogaCenter – Edição nº 21 – Ano 2 – Setembro de 2012.


Voltar

 


   
2011 - IAPE - Instituto de Apoio e Pesquisa à Endometriose - Todos os direitos reservados

[Ver vídeo]